• Anuncie Aqui

CNI promove encontro empresarial em Abu Dhabi

publicado em 9 de outubro de 2017

Confederação Nacional da Indústria fará fórum para reunir empresários brasileiros e árabes no dia 17 de outubro nos Emirados. Presidentes de federações de indústrias do Brasil participam.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai promover o 1º Fórum Empresarial Brasil-Emirados Árabes Unidos no dia 17 de outubro, em Abu Dhabi, capital do país árabe. Do encontro participarão empresários que são líderes de federações de indústrias brasileiras de 25 estados e empresários dos Emirados.

De acordo com entrevista do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, à ANBA, o encontro será promovido para aproveitar a presença dos presidentes das federações nos Emirados. Além de líderes do setor industrial, eles são donos de empresas e estarão no país para acompanhar a WorldSkills, uma competição de profissões técnicas e de serviços que ocorrerá em Abu Dhabi de 15 a 18 de outubro. Cerca de 50 estudantes brasileiros concorrem.

No fórum, a CNI dará um panorama da economia brasileira, mostrando os dados do País que ela própria acompanha, como produção industrial e emprego – que estão se recuperando aos poucos, segundo Abijaodi -, além da queda na inflação e o câmbio estável. Também serão mostrados quatro projetos em estados brasileiros, na área de infraestrutura, passíveis de investimentos no ano que vem. “Os mais maduros, mais concretos”, afirma o diretor.

Também a Câmara de Comércio e Indústria de Dubai e a Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi terão espaço para apresentações no fórum. O convite aos empresários árabes para o encontro está sendo feito pelas duas entidades, além do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em Dubai. A realização do encontro como um todo é da CNI com a parceria da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi.

Abijaodi conta que a CNI levantou números que mostram os investimentos do Brasil nos Emirados e vice-versa. Dados da fDi Markets mostram que onze empresas brasileiras têm investimentos nos Emirados, com US$ 421 milhões destinados a 12 projetos e criação de 1.259 empregos a partir deles. O Brasil é o 26º país que mais investe nos Emirados. Já os Emirados têm US$ 1,5 bilhão investidos no Brasil em 20 projetos, gerando 2.579 empregos. O país árabe é o 32º entre os investidores estrangeiros no Brasil.

Os Emirados investem no exterior principalmente em mercado imobiliário, petróleo e gás, turismo, logística, serviços financeiros e metais, segundo a pesquisa. O Brasil investe no mercado internacional prioritariamente em setores como de petróleo e gás, metais, químicos, energia renovável, alimentos e plásticos. “Temos muita coisa em comum”, afirma Abijaodi, ressaltando o foco do fórum, que é promover esse intercâmbio de investimentos.

A delegação da CNI será liderada pelo presidente da entidade, Robson Braga de Andrade. Depois do encontro, que das ocorre 10 horas às 12h30 no Hotel Hyatt, será oferecido um almoço para os empresários no qual devem acontecer contatos de negócios.

Da www.anba.com.br

  • Anuncie Aqui