• Anuncie Aqui

Ciclo de Exportação São Paulo reúne empresas de comércio exterior

publicado em 12 de outubro de 2017

A cidade de São Paulo receberá, entre os dias 16 e 18 de outubro, um grande evento focado em exportação para empresas dos mais diversos portes. O Ciclo de Exportação São Paulo reunirá, em um único evento, os esforços de promoção de exportações realizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), em parceria com entidades como Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Federação das Indústria do Estado de São Paulo (FIESP), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Agência SP Negócios e Prefeitura do Município de São Paulo. Participarão da ação 68 indústrias brasileiras, 34 comerciais exportadoras/tradings e 10 importadores. A expectativa é gerar US$ 8,2 milhões em negócios ao longo do evento.

A ação multissetorial tem foco na promoção do comércio internacional para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), mas não é exclusivo para elas. A realização do Ciclo de Exportação São Paulo foi possível pela congruência de agendas estratégicas que se realizariam na capital paulista no mesmo intervalo de tempo: a Apex-Brasil realizaria o Brasil Trade, o CECIEx faria o IX Encontro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras e o CIESP/FIESP, a conclusão da Jornada São Paulo Exporta. Ao final, o evento ainda contou com o apoio do SEBRAE-SP.

“Considerando a experiência de edições anteriores do Brasil Trade, convidamos para participar compradores de países da América do Sul como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Estes mercados foram escolhidos devido ao menor nível de exigência técnica e operacional em comparação com países de mercados mais distantes como os mercados norte americano, europeu, árabe e asiático. Isso ajuda na inserção das MPMEs em mercados mais familiarizados com produtos brasileiros e com uma cultura de consumo próxima à nossa, o que ajuda a começar a exportar”, detalha o Coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil, Rafael Prado.

Presidente do CECIEx, Rita Campagnoli considera que a exportação é o termômetro do desenvolvimento de um pais e afirma que se parte expressiva das empresas brasileiras de pequeno porte conseguir exportar, o Brasil vai alavancar exponencialmente sua participação no mercado internacional. Rita acrescenta que as comerciais exportadoras realizam o trabalho de difusão e comercialização dos produtos e marcas brasileiras no mercado internacional. “Elas não só levam o produto ao mercado externo, via exportação, como também têm o olhar da inovação, trazendo atualidades e tendências para as indústrias brasileiras”, detalha a presidente do CECIEx.

A última edição do Brasil Trade em São Paulo foi realizada em maio de 2015, com a presença de 70 empresas brasileiras e 13 comerciais exportadoras, sem participantes internacionais. Ao todo, foram realizadas 137 reuniões de negócios, gerando US$ 873 mil durante a ação e USD 2,3 milhões esperados para os 12 meses seguintes, alcançando montante total pouco superior a USS 3,2 milhões. Os segmentos prioritários para o Ciclo de Exportação São Paulo são:

• Bebidas alcoólicas e não alcoólicas;
• Frutas;
• Massas, biscoitos e outras preparações alimentícias;
• Alimentos orgânicos;
• Material de limpeza;
• Carne bovina, suína e de frango;
• Leite e derivados;
• Chocolate, balas e confeitos;
• Cereais, temperos e especiarias;
• Mel;
• Balas, doces e confeitos;
• Plásticos;
• Higiene e cosméticos;
• Material de Casa e Construção, Máquinas e Equipamentos

SERVIÇO
Ciclo de Exportação São Paulo
DATA: 16 a 18 de outubro
LOCAL: Hotel Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1437 – Cerqueira Cesar)
HORA: confira a programação abaixo

Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ao longo do dia

Chegada dos compradores internacionais

8h30 às 9h00

Credenciamento

9h00h às 9h30

Abertura e Boas-Vindas

9h30 às 13h00

Reunião de Negócios – Empresas Nacionais e Comerciais Exportadoras/Tradings

14h00 às 19h00

Continuação

Reunião de Negócios – Empresas Nacionais e Comerciais Exportadoras/Tradings

19h00 às 19h30

Coquetel de Boas-Vindas

Terça-feira, 17 de outubro de 2017

8h30 às 9h00

Credenciamento

9h00 às 13h00

Rodada de Negócios – Comerciais Exportadoras/Tradings e Compradores Internacionais

14h00 às 19h00

Continuação

Rodada de Negócios – Comerciais Exportadoras/Tradings e Compradores Internacionais

Quarta-feira, 18 de outubro de 2017

8h30 às 9h00

Credenciamento

9h00 às 13h00

Rodada de Negócios – Comerciais Exportadoras/Tradings e Compradores Internacionais

15h00 às 19h00

Continuação

Rodada de Negócios – Indústrias Experientes e Compradores Internacionais

Quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Ao longo de todo dia

Visitas técnicas (convidados internacionais)

Sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Ao longo de todo dia

Transfer out (convidados internacionais)

  • Anuncie Aqui